Nossos escritores na estante: Adelina Velho da Palma [4]




NOSSOS ESCRITORES NA ESTANTE



Nome do livro: EU, INVISUAL, ME CONFESSO

Autora: Adelina Velho da Palma

Resenha:


EU, INVISUAL, ME CONFESSO é o primeiro romance da autoria de Adelina Velho da Palma. Nele é contada a história de António Zynat, um invisual, desde a infância até perfazer mais de meio século de existência, pondo a nu o âmago de um ser humano tocado pela fatalidade.

Baseada na vida de António C. Pampulim, um professor de Matemática ambliope, a narrativa descreve com uma grande dose de emoção, um enorme rigor e até um certo lirismo as aventuras e desventuras de um deficiente visual. É uma história repleta de angústias, dúvidas, sofrimentos, ilusões, desapontamentos e estóicas batalhas, travadas contra os outros e contra si mesmo, onde são retratados com minúcia estados de alma próprios de quem não vê e, por conseguinte, totalmente estranhos a quem vê.

António Zynat nasce em Lisboa, no início da década de cinquenta. Cresce numa casa de família sem que nenhuma das pessoas com quem vive se aperceba da sua deficiência. O seu percurso académico é uma alucinante sucessão de rupturas e recomeços. Adolescente entre os adolescentes, faz as descobertas próprias da idade de uma maneira caricata e singular. Forçado a ignorar o bom senso a fim de seguir a sua vocação num país onde o apoio aos deficientes visuais é muitíssimo escasso, é apanhado pela Revolução dos Cravos a meio da passagem pela Faculdade. Terminado o curso à custa de uma vontade férrea e da superação de incontáveis obstáculos, assiste impotente e revoltado à derrocada das suas mais caras aspirações profissionais. Por outro lado, também a sua vida sentimental é dramática, obrigando-o a uma permanente reconstrução do edifício das aspirações afectivas, que cada relação estabelecida se encarrega de fazer ruir.

Editada em três volumes, EU, INVISUAL, ME CONFESSO é uma obra literária ardente e perturbadora, a que ninguém fica indiferente. O primeiro volume já se encontra à venda no Sítio do Livro, através do link

http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/eu-invisual-me-confesso/9789898413024/

O segundo e o terceiro volumes serão editados em breve, ainda antes do fim do ano.



É arrojada, cativante, extraordinária,
longa, cheia, pesada, violenta,
estranha, sensível, heróica, avassaladora…

Arrojada porque conta a verdade,
cativante porque se insinua nos espíritos,
extraordinária porque se atreve a ser única,
longa porque abarca cinco décadas,
cheia porque não tem pausas,
pesada porque carrega o lastro do impossível,
violenta porque exibe vísceras,
estranha porque desconfome ao estabelecido,
sensível porque faz experiência da utopia,
heróica porque faz da utopia experiência,
avassaladora por tudo o que atrás foi escrito.

Esta é a história da vida de um invisual.
É uma história que merece ser contada.
Este livro foi escrito para a dar a conhecer.


Sobre a autora:

Maria Adelina Nunes da Fonseca Velho da Palma nasceu em Lisboa e é do signo Aquário.

É licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Univer­sidade de Lisboa onde leccionou Análise Matemática, após o que iniciou uma carreira dedicada à Informática.


Ficha técnica:

Título:
EU, INVISUAL, ME CONFESSO (1a Parte)

Autora:
Adelina Velho da Palma

Gênero:
Romance

Ilustrador:
Vírgula (Chancela Sítio do Livro)

Prefaciador:
A obra não tem prefácio.

Editora:
Vírgula (Chancela Sítio do Livro)


Ano: 2010

Número de Páginas: 174

Preço médio: € 10,00

Contato:
email - adelina.p@gmail.com
site - adelinapalma.com

Vendas:
Internet, Sítio do Livro:

http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/eu-invisual-me-confesso/9789898413024/

Capa:
[na capa, reproduzido um desenho de Vera Costa]